Funções de Rececionista
É uma das funções de maior importância para o bom funcionamento do Hotel, dado que é este serviço que recebe os clientes e mantém contacto permanente com eles.
Esta secção é responsável pelas seguintes tarefas:
- Registo de entradas e saídas de clientes
- Receber, guardar e entregar aos clientes correspondência, ou objetos que lhes sejam destinados
- Anotar e informar os hóspedes das chamadas telefónicas e mensagens recebidas durante a ausência
- Cuidar da receção e entrega de bagagens
- Guardar as chaves das unidades de alojamento
- Facultar o livro de reclamações, quando solicitado
- Prestar um serviço de guarda de valores
- Prestar informação turística
O recepcionista de hotel é das primeiras impressões da unidade hoteleira. É a ele que um cliente contacta quando faz o check-in e é a ela que recorre para resolver uma questão. Como a primeira impressão é aquela que fica, o sorriso e a boa disposição são essenciais para este trabalho. No que diz respeito à experiência de estadia dos clientes, o recepcionista pode também ajudar a contribuir para transmitir uma boa imagem do hotel e dos seus serviços. Por essa razão, esta é das figuras mais importantes e essenciais numa unidade hoteleira no contacto directo com os seus clientes.
As funções de um recepcionista pode variar de unidade para unidade hoteleira, no entanto, existem algumas transversais.
É da competência de um recepcionista de hotel gerir todos os pedidos e sistemas de reserva, assim como acolher os clientes. Este acolhimento passa por aplicar técnicas de atendimento ao cliente, muitas vezes, de várias nacionalidades. É também esta a figura que auxilia os visitantes na descoberta de locais turísticos e serviços dos quais necessitam. Outra das suas funções é a gestão das reclamações e a resolução das mesmas no sentido de melhorar o nível de satisfação dos clientes e proporcionar oportunidades de melhoria à unidade hoteleira em que se insere.